domingo, 18 de novembro de 2012

CAMADAS DA PELE

Hipoderme

Camada que suporta as 2 subjacentes e que funciona como uma reserva de energia pois tem uma riqueza lipídica. E uma camada de gordura que ajuda a isolar o corpo, do calor e do frio.

Derme

Camada muito espessa e alta de tecido conjuntivo. Tem uma função importante de nutrição e oxigenação da epiderme. E na derme que se encontram as fibras de colagenio (que vão conferir a pele resistência e consistência, e vão ajudar na cicatrização), as fibras de elastina (que vão conferir elasticidade a pele) e as fibras reticulares (que se agrupam em rede, envolvendo os vasos e as glândulas). Na derme existem ainda vasos sanguíneos (que vão proporcionar nutrientes e calor a pele), vasos linfáticos e terminações nervosas (receptores tácteis e da dor).

Epiderme

Constituída por vários sub-camadas (do exterior para o interior): camada córnea, estracto lúcido, granuloso , Malpighiano e camada Basal germinativa.
Na camada basal germinativa as células são indiferenciadas, e é onde se vão formar as células novas. A medida que vão progredindo para a superfície vão-se diferenciando.
Assim temos, os melanocitos que são os responsáveis pela produção de melancia ( pigmento que vai conferir a tonalidade a pele); os queratinocitos que vão produzir a queratina que é uma proteína responsável por conferir resistência a pele. Na camada córnea, as células já estão mortas, sendo constantemente removidas por descamação. A migração celular da camada germinativa até a camada córnea e sensivelmente de um mês, ou seja, a nossa pele e renovada, sensivelmente, de mês a mês.

Sem comentários:

Enviar um comentário