quinta-feira, 22 de novembro de 2012

FACTORES QUE INFLUENCIAM A ABSORÇÃO CUTÂNEA

INTEGRIDADE ATÓMICA

Se esta estiver alterada, a penetração poderá ser muito facilitada, daí o cuidado a ter na colocação de cosméticos sobre zonas lesionadas.

PH DA SUPERFÍCIE CUTÂNEA

O pH da pele, que normalmente é ácido, pode sofrer alterações e ter um papel na ionização dos princípios activos . Geralmente, as substâncias não ionizáveis têm uma melhor penetração.

IDADE

Devido ao estado de hidratação e consequentemente ao manto hidrolipídico, há mais células mortas, a pele está mais seca e, por isso, é mais difícil a penetração.

FACTORES DEPENDENTE DO MODO DE APLICAÇÃO

A fricção e a massagem podem activar a absorção, porque há uma melhor penetração do produto no folículo piloso, diminuem a viscosidade do excipiente e activam a circulação.

ESTADO DE HIDRATAÇÃO DA CAMADA CÓRNEA

A hidratação da camada córnea aumenta a sua permeabilidade, pois a queratina é higroscopica. A hidratação pode ser aumentada impedindo a perspiração insensível e a evaporação do suor. Para o efeito  poderão ser utilizados produtos oclusivos .

DESENGORDURAMENTO SUPERFICIAL DA PELE (DESLIPIDAÇÃO DA PELE)

Seja por solventes orgânicos, seja por tensioactivos, pode melhorar a absorção percutânea pois retira a barreira lipídica do sebo cutâneo.

Sem comentários:

Enviar um comentário