quinta-feira, 29 de novembro de 2012

FACTORES QUE MODIFICAM OS RAIOS SOLARES

Factores que modificam a qualidade e a quantidade dos raios solares recebidos à superfície

A quantidade das radiações solares que atingem a superfície da terra, é assim, recebidas na nossa pele , depende de vários factores, que devemos conhecer para saber até que ponto a pele necessita de protecção.
  • Estacão do ano
Dada o movimento do eixo de rotação da Terra durante o ano, os raios solares incidem na Terra com ângulos variáveis de estação para estação. Assim no verão os raios solares incidem mais perpendicularmente e por isso atravessam uma menor espessura de atmosfera, sendo por isso menos absorvidos, logo incidindo em maior quantidade. Pelo contrário, no Inverno os raios solares atingem a superfície da Terra em menor quantidade.
  • Latitude 
Quanto mais perto do Equador maior o ângulo de incidência sobre a superfície ( mais próximo de atingirem perpendicularmente) é assim menos absorvidos são pela atmosfera e, por conseguinte, são mais fortes. Raciocínio inverno a medida que nos caminhamos para os pólos.
  • Inclinação diária do sol
Do nascer ao pôr do sol este descreve uma órbita leste oeste, variando a sua altura com a hora solar.
Quanto mais próximo do meio dia solar, mais o sol se encontra a "pique" e mais fortes serão as radiações recebidas na superfície. Isto é mais importante para as radiações UVB, já as UVA não sofre uma alteração diária acentuada. E durante as 11h e as 13h solares ( correspondem as 13h - 15h ) que as radiações UVB atingem a terra na sua máxima potência.
  • Altitude
Quanto mais alto estivermos maior a quantidade de raios solares que recebemos. Em média por cada 100m a incidência dos raios aumentam 4%.
  • Condições atmosféricas
A existência ou não de nebulosidade faz variar bastante a quantidade de radiações a que estamos sujeitos.
  • Reflexão das radiações pelos diversos tipos de superfícies
As superfícies reflectem em quantidade variáveis as radiações, contribuindo para uma exposição solar indirecta. Tal facto é notado nas queimaduras solares provocadas pela reflexão em regiões cobertas com neve. Assim o nivel de reflexão das radiações UV para várias superfícies e apresentada na tabela seguinte.

Tabela 

Superfície                            % Raios reflectidos

Neve                                             80%
Areia                                             25%
Mar em movimento                      20%
Agua parada                                  5%
Asfalto                                           3%
Relva                                             4%




Sem comentários:

Enviar um comentário