domingo, 18 de novembro de 2012

FORMULAÇÃO DE UM COSMÉTICO

Quando pretendemos verificar a formulação de determinado cosmético, tem de se ter em atenção determinados factores, tais como a composição e a quantidade de todas as substâncias que o constitui.

Na altura da escolha das substâncias que queremos incluir aquando da formulação de um cosmético, temos de ter em atenção o efeito que vamos pretender que ele possua. Assim, se desejamos fabricar um cosmético que possua uma acção esfoliante, iremos escolher as substâncias químicas que pelas suas propriedades mais se adaptam a esta característica.
Estas substâncias seleccionadas para conseguir um cosmético que atinja um determinado fim constituem os princípios activos da fórmula, ou seja são os ingredientes principais do cosmético.
Além dos princípios activos também temos de incluir aquelas substâncias que irão dar corpo e volume, ao cosmético e que irão servir para incorporar ou dissolver as substâncias referidas anteriormente. Este grupo de substâncias constituem os excipientes.

Para melhorar a estabilidade do produto final e para melhorar o aspecto final em termos de marketing, poderemos incluir, igualmente, uma longa lista de substâncias, cada uma com uma função específica, que se irão designar por adjuvantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário