domingo, 18 de novembro de 2012

FUNÇÃO DE UM COSMÉTICO

O cosmético tem como finalidade tratar a pele de forma a prevenir a sua  detorioração e restabelece o seu equilíbrio fisiológico, quando este esta perturbado. O mesmo se passa com o cabelo e outros anexos.
O cosmético deve limpar, corrigir, proteger e embelezar a pele e seus anexos e evitar o seu deterioramento com o envelhecimento.

A Cosmetologia tem função :
- conservadora ( limpar e proteger);
- estética (decorativa ou de embelezamento);
- correctiva.
A função de limpeza consiste na eliminação de impurezas de origem externa e também dos produtos de degradação e descamação. Deve ser efectuada respeitando o equilíbrio fisiológico, sem desengordurar em excesso, sem promover a alcalinização e sem desnaturar as proteínas cutâneas. Para o efeito são utilizados sabões de qualidade, detergentes sintéticos pouco agressivos, cremes, leites e loções de limpeza.

A função de protecção tem como objectivo proteger a pele dos agentes atmosféricos, como o vento, o sol ou o frio, que alteram o estado funcional da epiderme. As radiações solares originam a vasodilatação dos capilares superficiais que originam a rosácea (couperose), o espessamento da camada córnea e a desidratação cutânea. O vento e o baixo teor de humidade da atmosfera favorecem a evaporação rápida da água ao nível da camada córnea, levando à desidratação superficial. A pele deve ser protegida pela presença de uma película didrolipídica (denominado por manto hidrolipídico ou filme epidérmico) eficaz de forma a reter a humidade da pele.

Os Cosméticos decorativos ou de embelezamento foram criados com a finalidade de realçar a beleza ou corrigir as deformidades e incorrecções estéticas.

Por último corrigir o estado da pele significa utilizar substâncias que permitam restabelecer, o equilíbrio alterado, reparando as condições naturais. Normalmente, é conseguido com a utilização de cremes tipo óleo-em-água ou água-em-óleo.

Sem comentários:

Enviar um comentário