sexta-feira, 16 de novembro de 2012

FUNÇÕES E PROPRIEDADES DA PELE

- PROTEÇÃO:

A pele fornece protecção contra a luz ultravioleta e agressões mecânicas, químicas e térmicas; sua superfície relativamente impermeável impede a desidratação e actua como uma barreira à invasão por microorganismos. Esta função é conferida pela camada córnea da pele.

- SENSIBILIDADE:

A pele é o maior órgão sensitivo do corpo e contêm vários receptores para o tacto, pressão, dor e temperatura. Funções conferida pela derme devido à sua enervação e vascularização.

- TERMOREGULAÇÃO:

 No homem, a pele é um importante órgão de termoregulação . O corpo é isolado contra a perda de calor pela presença de pêlos e tecido adiposos subcutâneo. A perda de calor facilitada pela evaporação do suor na superfície cutânea e aumento do fluxo sanguíneo através da rica rede vascular da derme.

- EXCREÇÃO:

O homem elimina 2,5 litros de água por dia e metabólicos que lhe são tóxicos.

- DEFESA:

Pela coloração (melanina)

- FUNÇÕES METABÓLICAS:

O tecido adiposo subcutâneo constitui um importante reservatório de energia. A vitamina D é sintetizada na epiderme e é suplemento da dieta alimentar.

- ABSORÇÃO:

Para a cosmética é muito importante a função de absorção da pele

É preciso não esquecer que a pele tem um mecanismo de permeabilidade selectiva ou seja permeável a umas substâncias e impermeável a outras.

É importante distinguir entre absorção da pele e adsorção.

  • Adsorção - Adesão de substancias a superfície da pele; ex: produtos de maquilhagem.
  • Absorção - Penetração de substancias no estrato córneo e difusão até as camadas mais profundas da pele obviamente sem entrarem na corrente sanguínea.

Sem comentários:

Enviar um comentário