domingo, 18 de novembro de 2012

GRAU DE ACIDEZ DA PELE

A medida de acidez usada é a escala de pH.
O pH é uma medida química das substâncias relacionada com a concentração de iões de hidrogênio (ou hidrogeniões, H+) em meio aquoso.
Em termos gerais o pH duma dada substância pode ir de 0 (extremamente ácido) a 14 (extremamente básico ou alcalino). O pH da água destilada pura é de 7, padrão utilizado para dizermos que uma substância com este pH é neutra. Valores quanto mais inferiores a este valor, serão tanto mais ácidas(uma solução de ácido acético concentrada terá um pH de cerca de 3, já o do ácido sulfúrico terá pH na ordem de 0 a 1).

valores superiores ao referido indicam-nos substâncias alcalinas ou básicas (a soda cáustica concentrada usada para desentupir canos terá pH de 12-14).

Apesar do termo neutro empregue para substancias com pH neutro, o termo neutro pode ser enganador, de facto, como referimos, o pH médio da superfície da pele é de 4,5-5,5. A consequência do uso de substâncias com pH superior ao da superfície da pele é desidratarem a pele.

Como se referiu, em relação ao manto hidrolipídico, o estado normal da pele tem um pH ligeiramente ácido. Esta acidez é devida aos ácidos orgânicos presentes na constituição do manto hidrolipídico.

Sem comentários:

Enviar um comentário