sexta-feira, 16 de novembro de 2012

INTRODUÇÃO À COSMETOLOGIA

NOÇÕES BÁSICAS

ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS

Cosmética é a arte de aplicação dos cosméticos. É uma palavra que deriva do termo grego "kosmein" que em português significa adornar, compor. Estuda a acção e os efeitos dos cosméticos e determina as normas gerais para o seu uso.

Cosmetologia ou Cosmologia é a ciência que serve de suporte à fabricação de produtos de beleza e permite verificar as suas propriedades e caracteristicas; aborda a preparação e a aplicação de produtos  cosméticos.

Cosmetólogo é o técnico que sabe escolher os cosméticos, segundo as suas propriedades, qualidades e indicações, e os aplica de acordo com as técnicas e métodos ligados à profissão.

Esteticista é o técnico que sabe escolher os Cosméticos, segundo as suas propriedades, qualidades e indicações, e os aplica de acordo com as técnicas e métodos ligados a profissão.

Produto cosmético e higiene corporal (segundo o Dec. Lei n 128/86)- Todas as substâncias ou preparados que se destinam a ser postos em contacto com as partes superficiais do corpo humano (epiderme, sistema pilosos e capilares, unhas, lábios, e órgãos genitais externos) ou com os dentes e as mucosas bucais, com fim exclusivo ou principal de os limpar, perfumar ou proteger, a fim de os manter em bom estado, de modificar o seu aspecto ou de corrigir os odores corporais, sem acção ou fins terapêuticos.

Resumindo, Cosméticos é toda substância de origem animal, vegetal, mineral ou sintética, destinando a embelezar a pele e seus anexos (cabelos, unhas, dentes...).

Sem comentários:

Enviar um comentário