quinta-feira, 22 de novembro de 2012

MÉTODOS FÍSICOS OU MECÂNICOS

Empregam forças mecânicas de corte, de abrasão e de arranque:

  • Pedra-Pomes e Lixa
A pedra-pomes é constituída por variedade de pedra muito porosa que serve para polir ou limpar e pode ser resultado da solidificação rápida da lava.
A lixa é constituída por papel ou pano coberto com uma massa impregnada de areia para polir.

Actuam por dermo-abrasão, são usadas com movimentos circulares, nas pernas, na direcção do crescimento do pêlo e em sentido oposto. São autênticos depilatórios, económicos, mas não aconselháveis para peles finas ou peles com pêlos espessos, dado o desgaste imprimido a camada córnea. O processo causa irritação, muitas vezes agravada pelo ensaboamento preliminar com o fim de lubrificação e amolecimento. Nestes casos torna-se mais recomendável a adopção do talco. Após a mecânica de abrasão convém proceder a passagem com água em toda a área depilada seguindo-se de um creme antisséptico para evitar o desenvolvimento de foliculites.
  • Lâminas
Método depilatório em que utiliza a técnica de corte nas axilas e pernas. A forma mais vulgar de remover pêlos. É um método rápido, fácil e económico e, contrariamente ao que se pensa, não faz os pêlos nascerem mais grossos.
Geralmente o corte é precedido de humedecimento com água ou também com sabão ou espuma. Se a depilação se efectua com máquina eléctrica (pernas), o corte é praticado a seco. O traumatismo por corte pode ocasionar fissuras na epiderme e derme havendo necessidade imediata do emprego de hemostáticos (barra de alúmen). Mesmo assim, a menor agressividade da técnica traduz-se na eliminação do creme hidróxido-lipídico natural ficando a pele desprotegida. Normas da flexibilidade por intermédio de um cosmético emulsionado hidratante e que cumulativamente possa exercer efeito refrescante e calmante ou contra-irritante. Estão indicados os cremes ou loções, em cujas fracções
hidrossolúvel e lipossolúveis se ncontrem compostos que contêm da composição do NMF. Mas rapar os pêlos muito rentes pode dar origem a pêlos encravados, e os resultados são de muito curta duração - em geral, os pêlos reaparecem passado um ou dos dias.

  • Pinças 
Método de epilação, que actua por arranque e são usados em áreas muito circunscrita para epilação de pêlos normais ou hirsutos. Ajudam muitas vezes a aperfeiçoar ou acabar a epilação feita por outra técnica, pois conseguem-se a retirada de pêlos renitentes ou encravados na epiderme. Tem perfeita serventia nos casos de foliculites ou te de pequenos furúnculos. Sempre que se de por terminada a epilação, a pinça deverá ser desinfectada com álcool e a área epilada deve tratar-se com uma zona antisséptico e evitar o calor. Geralmente acontece que a remoção do pêlo deixa marcas na zona, mas que naturalmente esse estado regressa ao normal passado um período de tempo não muito longo, mas bastante indeterminado.
  • Ceras Epilatórias 
As ceras Epilatórias baseiam-se na técnica de adesividade e arranque tendo por objectivo a epilação. Envolvem duas variedades consoante a temperatura de aplicações sobre o pêlo. Assim, dispomos das conhecidas "ceras de epilação a frio" (mornas). As ceras são escolhidas para pequenas e grandes áreas como as axilas, face, virilhas e pernas.
  • Ceras Epilatórias a quente
As ceras de epilação a quente, apresentam-se em placas, cubos ou em pastilhas destinadas a serem introduzidas em recipientes para as fundir.

Sem comentários:

Enviar um comentário