domingo, 18 de novembro de 2012

PELA APLICAÇÃO DO CRITÉRIO OS PRODUTOS COSMÉTICOS

DIVIDEM-SE E TRÊS GRUPOS:

  • Detergentes - fazem a limpeza superficial da pele (ex: leites de limpeza, geles de limpeza e sabões). A acção detergente consiste em eliminar a sujidade que se encontra na pele e nos seus anexos . Exercem o seu efeito sobre a camada hidrolipídica da pele e sobre o estracto córneo, com uma finalidade de higiêne. A sujidade corporal e constituída pelas secreções sebáceas e sudoríparas, ao que se juntam agentes externos proveniente do ambiente ou formados pela presença de microorganismos. Os detergentes são as substâncias preparadas para melhorar as características laváveis da água, e compreendem os sabões e os detergentes sintéticos (tensioactivos). A função de lavar dos detergentes esta relacionada com as propriedades fundamentais da tensioactividade e da formação de michelas. Os tensioactivos a usar formulação de Cosméticos devem ter boas propriedades espumogenicas detergentes.                            
Asseio- limpeza, higiêne, perfeição, correcção, esmero, cuidado
  • Tónicos - tonificam equilibrando o PH da pele. A acção tonificante consiste num endurecimento da pele. Para este fim contribui consideravelmente um aumento de humidade nos estratos cutâneos. Ao humedecer-se a superfície vai provocar uma hidratação das camadas mais profundas. Nestas condições, a pele fica suave e compacta, como é característico das peles jovens.
  • Emolientes - vem do latim amolecer. Servem como prevenção e correcção do estado da ele. Amaciam a pele. A acção emoliente e típica dos lípidos (fase comum em todos os emolientes) e tem a finalidade de distender a pele.
De acordo com o terceiro critério os produtos Cosméticos podem agrupar-se:
- superficiais - destinam-se a ser aplicados a superfície 
- Profundos - destinam-se a penetrar nas camadas mais profundas da pele.

Sem comentários:

Enviar um comentário