quinta-feira, 29 de novembro de 2012

PIGMENTAÇÃO

O pigmento da pele, a melanina e o termo que se utiliza para designar um bio polímero complexo, responsável pela cor da superfície da pele. A melanina é sintetizada por umas glândulas unicelulares, sobre a B<camada basal da epiderme: os melanócitos.

Estimulados apenas pelos raios U.V.B. Os melanócitos produzem os pigmentos mecânicos e estes, ao emigrarem, impregnam toda a epiderme, desde a camada basal até a superfície. A função essencial da melanina é a de proteger a pele do corpo humano, contra os danos que podem ser produzidos pelas radiações ultravioletas.

Não obstante, após numerosas investigações, constatou-se que, embora a melanina seja um filtro eficaz face aos raios UVB, a sua protecção é insuficiente contra os raios UVA e os Infravermelhos.

As melaninas formam uma grande variedade de radicais livres, em diferentes circunstâncias, em particular sob a acção dos raios UVA. A este respeito, comprovou-se a existência de duas melaninas:

  • Feomelaninas ou pigmentos vermelhos - produzem radicais livres quando são submetidos a irradiação ;
  • Eumelaninas ou pigmentos negros - possuem, ao contrario, propriedades anti-radicais; 
Quase todas as pessoas apresentam ambos os tipos de melaninas, em diferentes proporções, que variam desde as pessoas de pele muito clara, que apenas tem feomelaninas, até a raça negra, cuja epiderme apenas contêm eumelaninas.

Em conclusão, podemos considerar a melanina como um filtro solar eficaz, mas que também apresenta inconvenientes:

- Protege contra os raios UVB, mas é insuficiente perante os UVA e os infravermelhos;
- É variável de uns indivíduos para outros;
- É selectiva, já que o bronzeamento não evita o envelhecimento cutâneo produzido pelos raios UVA;

Recentemente, tem aparecido no mercado diferentes produtos solares que incluem melanina na sua composição. Trata-se de uma melanina hipoalergénica e não toxica, que actua como substâncias fotoprotectora, absorvendo os raios U.V. quando estes se encontram em forma de melanossomas, além de captar e neutralizar a acção dos radicais livres reponsáveis pela oxidação e pelo envelhecimento prematuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário