sexta-feira, 30 de novembro de 2012

REACÇÕES DA PELE AS RADIAÇÕES


  • Reacções de Fotossensibilização 
Estas reacções constituem reacções de intolerância ao sol podendo ser de duas classes distintas.
  • Reacções foto tóxicas 
Resultam da reacção fotoquímica ( reacção química activa pela energia radiante ), entre a luz solar e um composto foto reactivo. Este pode contactar directamente com a pele ou pode resultar da metabolização de um composto químico administrativo por via parental ou entérica.

As radiações que estão envolvidas neste processo de fotossensibilização são as radiações visíveis. Estas reacções caracteriza-se pelo aparecimento de:
- Eritemas;
- Edemas;
- Descamação;
- Hiperpigmentação;

Normalmente estas surgem 5 a 18 h após a exposição solar e atingem uma gravidade máxima passado 36 a 72 h. Como agentes fototóxicos contam-se derivados de alcatrão mineral.
  • Reacções fotoalérgicas
Resultam da acção fotoquímica de um agente alergizante com as proteínas da pele, desencadeando a formação de anti-toxinas envolvendo por isso o sistema imunitários da ele neste tipo de irritações cutâneas. As radiações que estão na origem destas reacções são as reacções visíveis e as U.V.A.

Estas reacções caracterizam-se pelo aparecimento de:
- Erupções semelhantes a urticária após alguns minutos de exposição solar;
- Bolhas vesiculares e eczema;

Alguns produtos que concorrem para o aparecimento destas reacções são as tetraciclinas, fenotiazinas e produtos existentes em alguns "águas-de-colónia" e "after-shave".




Sem comentários:

Enviar um comentário